quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A ciência e o corte de verbas no Brasil: tréplica

Segue uma pequena tréplica à ótima resposta do amigo Cláudio. A resposta é pequena, pois ela se centra em dois pontos apenas. O primeiro deles é uma contra-argumentação à uma crítica que permeia toda a réplica de Cláudio. Trata-se da sua leitura de que o meu texto pressupõe os cortes em ciência como algo inevitável (dada a atual conjuntura). Isso não é procedente e não pode ser extraído diretamente do texto, uma vez que no máximo possa ser dito que considero razoável, mas não inevitável.

Os cientistas que caracterizo não fazem uma critica aos cortes governamentais do mesmo tipo que Cláudio apresentou.  Se fosse uma crítica similar a que Cláudio apresentou meu texto simplesmente não faria sentido, uma vez que eu argumento que estes cientistas se comprometem com uma visão mercantil de mundo. A critica desses cientistas não é vinculada a uma reflexão ampla e engajada socialmente dos investimentos do país, mas apenas se dá com base no merecimento pessoal do cientista.

Isso é importante justamente para entender o vinculo que faço entre as criticas feitas por estes cientistas aos cortes da ciência e a sua mentalidade colonizada, produtivista e mercantilizada de conhecimento. O que está sendo advogado por esse tipo de cientista não é o papel social da ciência ou a finalidade do dinheiro publico com banqueiros, mas uma recompensa pela sua produtividade e competência.  O que interessa, portanto, é a carreira do cientista e sua inserção na comunidade cientifica mundial, frente aos valores de meritocracia e conhecimento-mercadoria. O cientista acha que não está sendo suficientemente recompensado em seu país.


Perceba o abismo entre as criticas que o Cláudio trouxe e aquelas de cientistas que buscam demonstrar a injustiça que o governo faz ao não investir em seus laboratórios, visto sua competência, reputação e produção cientifica. Essa critica desvincula a ciência como um elemento de justiça social e a coloca como um empreendimento egocêntrico, baseada nos valores discutidos no texto. Se a ciência tem uma importância social para esse tipo de cientista ela serve basicamente para justificar os seus gastos e alavancar sua carreira.

Um comentário:

  1. Boa, Léo!

    Respondi aqui:

    http://adagadeoccam.blogspot.com.br/2016/01/ciencia-e-corte-de-verbas-esclarecendo_98.html

    Um abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir